NOTÍCIAS
23/11/2016 BRF aborda competitividade no mercado de importações de carne de frango e suínos

A tarde de palestras magnas do V AVISULAT encerrou-se com a fala “Desafios das Agroindústrias no âmbito da competitividade interna e externa”, ministrada pelo Dr. Adriano Zerbini. Zerbini é Diretor de Relações Corporativas da BRF, empresa que é patrocinadora prata do Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios.

Em sua palestra, Adriano tentou apresentar cenários que recoloquem o Brasil como país competitivo no mercado de importações de carne de frango e suínos. “Nossa concorrência no mercado internacional era muito maior. Entre 2005 e 2008 o Brasil detinha 40% das exportações mundiais e, entre 2014 e 2015, o número caiu para 36%”, destacou Zerbini.

Os dados mostram que o país segue sendo competitivo, apesar do ano de 2016 ter se mostrado bastante desafiador. O consumo de carne de frango é o que mais cresce entre as proteínas no cenário global, porém, os maiores consumidores são justamente países onde o Brasil não possui um acesso completo.

“O nosso modelo de competitividade se baseia mais na fase de criação do que no processamento e na colocação no mercado”, explicou Zerbini, que também demonstrou o impacto que o mercado de grãos apresenta na competitividade do agronegócio. A Ásia é a região do mundo que mais importa carne de aves, apesar disso, o mercado brasileiro encontra dificuldades para entrar no cenário. Algo que, por exemplo, o mercado de soja em grão nacional não enfrenta.

Tais aspectos mostram que o mercado asiático foca-se muito mais nos grãos (fase inicial da produção) do que nas aves (fase final da produção). Além disso, Adriano mostrou dados sazonais que comprovam os potenciais da Ásia, como o fato de deter 51% da população mundial e a baixa porcentagem de recursos naturais.

“Acreditamos que existe certa alteração das agendas internacionais, tanto das empresas como dos governos”, disse Zerbini aos explicitar a importância de incluir o exportador no cenário de produção e implementar uma integração global da cadeia de valor. Para exemplificar, Zerbini apresentou alguns trabalhos feitos pela BRF em mercados como os Emirados Árabes e Oriente Médio, Singapura e Tailândia.


Fonte: Reverso Comunicação Integrada 

 
 

Media Partners

Ave World Beef World Pork World Sindiavipar Avisite O Presente Rural Feed&Food


 
Apresentação do evento em português  English  Español
 
COMERCIAL
Clique aqui para ver nossa proposta comercial em português
Acesse o Plano Comercial


HORÁRIOS
Horários de Funcionamento da Feira
FEIRA
Abertura: 11h
Fechamento: 20h
Visitação gratuita


MAPA DO EVENTO
Clique aqui e acesse a planta do evento e quadro de áreas
Acesse o Mapa do Evento


MANUAL DO EXPOSITOR
Clique aqui para ver ver o Manual do Expositor em português
Acesse o Manual do Expositor